Inteligência Emocional. Você precisa dela.
07:19 Postado por Unknown
Talvez você já tenha ouvido comentários como este. Centenas de pesquisas realizadas em empresas em diversos países do mundo e relatadas por Daniel Goleman e no meu livro “Sinto, Logo Existo”, onde explano sobre inteligência emocional e auto-estima, mais de dois terços do sucesso pessoal e profissional se deve à competência emocional e apenas um terço é creditado ao preparo técnico e cognitivo do qual se ocupam nossas escolas. Também demonstram que, quanto mais alta a função nas empresas, mais se ressalta a importância da competência emocional. Essas pesquisas indicam que o profissional de alto Quociente Emocional capta, mais rapidamente que os outros, os conflitos, as lacunas e os pontos fracos que precisam ser corrigidos. Minha experiência nas dinâmicas e o que os participantes relatam em mais de mil eventos com empresas e escolas, ao longo de vinte anos confirmam claramente estas conclusões.
Podemos definir a Inteligência emocional como a capacidade de identificar sentimentos próprios e os dos outros, de motivar a si mesmo e de gerenciar bem as emoções dentro de si e no relacionamento com os outros. Inclui a capacidade de aplicar eficazmente o poder e a perspicácia das emoções como uma fonte de energia, informação, influência e conexão com outros seres humanos. A inteligência emocional se compõe de alguns elementos básicos como o auto-conhecimento, auto-regulação, a auto-motivação, a empatia e as habilidades de relacionamento.
O Auto-conhecimento é a chave da inteligência emocional é sermos capazes de perceber-nos e reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, e sabermos utilizar as preferências que guiam nossa tomada de decisão. É sabermos fazer uma avaliação realista de nossas habilidades, fragilidades e pontos fortes. É possuirmos autoconfiança e reconhecermos a intuição. A falta de habilidade de reconhecer sentimentos próprios deixa-nos à mercê de nossas emoções e impulsos. Quando esta habilidade está presente temos um melhor domínio de nossa vida.
A Auto-regulação é a habilidade de lidar com os sentimentos próprios, adequando-os à situação. Inclui o autocontrole, a superação das frustrações, a capacidade de adiar a satisfação objetivando alcançar uma meta, a recuperação das aflições emocionais. Pessoas pobres nessa habilidade têm dificuldade de se recuperar de aflições e afundam freqüentemente em sentimentos de incerteza. As pessoas que possuem melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos reveses e dificuldades da vida.
A Auto-motivação consiste em dirigir emoções a serviço de um objetivo, a partir das preferências pessoais mais profundas. É uma habilidade essencial para uma pessoa manter-se determinada a alcançar suas metas, ter iniciativa, ficar sempre no controle da situação e usar a criatividade na busca de soluções. Pessoas com essa habilidade tendem a ser mais produtivas e eficazes, qualquer que seja o seu empreendimento. A auto-motivação é característica marcante dos grandes líderes.
A Empatia é a capacidade de sentir o outro, de reconhecer suas necessidades e desejos e de identificar e pressentir sentimentos e emoções em outras pessoas. É a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de sentir-se como se fosse o outro, como se vestisse a sua pele, de situar-se na perspectiva alheia, criando sintonia através da linguagem verbal e não-verbal, de gestos e atitudes. A empatia facilita o auto-conhecimento e a auto-conscientização, na medida em que possibilita compartilhar e receber informações a respeito da atuação própria. Propicia relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.
A arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de lidar bem com os sentimentos, de dar e receber afeto, de ouvir e se fazer ouvir e de interagir de maneira harmônica e produtiva. Estas habilidades são a base de sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. São fundamentais para liderar, negociar e solucionar divergências, para a cooperação e para o trabalho em equipe. Pessoas com essa habilidade são mais eficazes nas situações de interação. Para utilizar esta habilidade em alta performance é necessário saber dar e receber feedback de uma maneira eficaz, assertiva e autêntica, além de saber ouvir e reagir positivamente às críticas.
Felizmente estas habilidades podem ser desenvolvidas em todas as idades e hoje existem recursos para isto. Pessoas que desenvolvem a inteligência emocional são diferentes e fazem a diferença. São mais tranqüilas, compreensivas, dispostas, receptivas, humanizadas e criativas e sem dúvida mais saudáveis e felizes.

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